quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Os Instrumentos da Política Monetária

                                                       

"Política monetária é o conjunto de atos do BACEN¹ (Banco Central do Brasil) para controlar a quantidade de dinheiro e a taxa de juros e, em geral, as condições de crédito".


O Banco Central não pode interferir diretamente na taxa de juros nem na quantidade de dinheiro, a menos que o faça por meio dos seguintes instrumentos:
- do coeficiente de reservas ou de caixa;
- de títulos do BACEN;
- da compra ou venda dos títulos públicos.

Abaixo segue especificações de cada um desses instrumentos.


O coeficiente de reservas
O coeficiente de caixa é a porcentagem sobre o total dos depósitos que as entidades financeiras têm de cobrir em efetivo ou na forma de depósitos no BC.
Esta porcentagem é decidida pelo BC e é obrigatoriamente cumprida por todas as entidades financeiras. Se se elevar o coeficiente da caixa, a quantidade de dinheiro de que essas entidades dispõem para empréstimo a seus clientes diminuirá, e será de se esperar que ocorra uma elevação na taxa de juros. Ocorrerá o contrário o BC reduzir o coeficiente.
Apesar do BC não obrigar a redução nem a elevação na taxa de juros, ele utiliza-se de instrumentos para alcançar os seus objetivos, neste caso o instrumento é o coeficiente de caixa.
 
Os títulos do BC e os empréstimos de liquidez
Inicialmente é importante que se defina Títulos do BC.
"Os títulos do BC são títulos emitidos por essa instituição; eles têm mudado ao longo do tempo, destacam-se as LBC² e os BBC³, subscritos por entidades creditícias sujeitas ao coeficiente de caixa".
Os títulos são necessariamente instrumentos de controle DO Estado sobre a liquidez
( dinheiro), ou seja, com a compra desses títulos o BC retira ou injeta moeda na economia.
Eles promovem leilões de titulos com prazos determinados. Esses títulos podem ser pré-fixados, isti é, o tomador sabe quanto será seu rendimentoem termos nominais no vencomento do títulos, e pós- fixados; neste ultima o rendimento do título fica condicionado a alguma variável, geralmente a inflação.
À medida que se elevam as taxas de juros aos que vedem os títulos ao BC, os intermediários finaceiros freiam a concessão de créditos a seus clientes e destinam os novos fundos das suas contas para a compra de títulos.
Os leilões são computadorizados e todos os bancos têm livre acesso: CETIP. A quantidade de ativos de caixa( liquidez) oferecida em cada leilão dependerá do grau de restrição que o BC deseja exercer, o que traduzirá uma maior ou menor pressão sobre as taxas de juros no mercado.
Os objetivos que se pretendem alcançar com a emissão dos títulos do BC são:
- Evitar um crescimento excessivo na liquidez do sistema;
- Utilizá-los como instrumentos de injeção de liquidez no sistema creditício, por meio de leilões;
- Assertar as bases sobre o qual o BC possa fazer operações de mercado aberto.
Os títulos do Bc servem como instrumento-chave da política monetária pois cumpre os objetivos monetários e econômicos fixados pelo governo, obrigando o sistema bancário a comportar-se do jeito desejado.

" Empréstimos de liquidez são s quantidades que o BC empresta a crtíssimo prazo para os bancos e caixas, para que possam cobrir seu coeficiente de caixa".

Os emprestimos de liquidez são usados apenas quando uuma banco não alcança os coeficientes fixados, logo, è um instrumento de utilização esporádica.
O BC anuncia as taxas, e todas as solicitações serão atendidas. Por indicar o não alcance dos coeficientes fixados de um banco, ele indica ao Bc quais instituições solicitates esrá gerindo de maneira ineficiente a sua liquidez.

 
A compra e venda de títulos públicos
Esta é a operação de mercado aberto; outro procedimento para manipular a quantidade de dinheiro na economia.
O esquema é bem semelhante aos títulos do BC, mas aqui o título recebe o nome de letras do tesouro.
Funciona assim: Se o BC acha conveniente que haja um aumento na quantidade de dinheiro,e não acha oportuno o uso de coeficiente de caixa, ele compra letras do tesouro ou títulos do BC das instituições financeiras ou particulares ( injeta dinheiro na economia). Se a pretensão é a reduzir a quantidade de dinheiro, títulos serão vendidos às ás instituições financeiras, retirando, e retendo por algum tempo, até que seja oportuno, de circulação um número tal de dinheiro.
Com essas intervenções, o BC realiza os ajustes das taxas de juros a curto prazo e na liquidez, dos quais as entidades de crédito necessitam para o cumprimento do coeficiente de caixa.

1. O Banco Central do Brasil (BACEN) é o responsável pelo controle e funcionamento do sistema financeiro. Uma de suas tarefas fundamentais consiste em manter o crescimento da quantidade de dinheiro ajustado aos objetivos pré- estabelecidos. Ao se controlar a quantodade de dinheiro, simultaneamente condiciona-se a taxa de juros.

2. Letra do BACEN. Papel com taxa pós-fixadas que rende a taxa Selic (média do over).

Lance:

Preço oferecido pelos representantes das sociedades corretoras em público pregão, para a compra ou venda de um lote de ações.

Lastro:

Depósito em ouro que serve de garantia ao papel-moeda. Nas operações do nosso mercado financeiro, lastro são os títulos dados em garantia de uma operação de open market.

Leasing:

Modalidade de crédito profissional formada por um contrato de locação de equipamentos mobiliários ou imobiliários, acompanhado de uma promessa de venda ao locatário.

3. Bônus do Banco Central. Papel com taxas prefixadas com prazo mínimo de 28 dias. Os bancos dizem qual a taxa que querem para comprar o papel e o Banco Central aceita ou não. Serve para fazer política monetária.




Bibliografia consultada:
MORCILLO, Francisco Mochón; TROSTER, Roberto Luis. Introdução à Economia. ed revisada e atualizada. Pearson Makron Books. São Paulo.2007. p 404.
Dicionário de Economia

0 comentários:

Postar um comentário